Hoje fui ao shopping com o marido só para resolver umas coisas dele no Poupa Tempo, como a espera podia ser longa e eu não estava a fim de ficar zanzando no shopping, levei um livro comigo. Acordei com uma vontade imensa de ler Macanudo, eu só havia lido tirinhas soltas na internet, não o livro, que ganhei do Vinícius esse ano. O livro é fininho, por isso terminei bem rápido, li no percurso de ida e volta e enquanto esperava no Poupa Tempo. Eu já conhecia Macanudo, já usei algumas tirinhas em minhas aulas, já era fã do argentino Liniers.
É muito difícil não se encantar com Macanudo; os traços são perfeitos, os personagens cativantes. Eu sei que a Mafalda, do Quino, impera no universo das tirinhas. Mas não dá para comparar; as tiras da Mafalda abordam muito política, paz, capitalismo, tem cunho mais social. Já Macanudo tenta mostrar uma visão filosófica e poética da vida, coisas simples do cotidiano são vistas poeticamente, as relações humanas, etc. Os personagens são vários: Enriqueta e seu gato Fellini, Z-25 -o robô sentimental)-, os duendes, os pinguins. Depois dedicarei um post para falar dos personagens e postar tirinhas de cada um. Nesse post, pretendo apresentar Macanudo de maneira geral.
O volume 1 de Macanudo fui publicado em 2004 e abarca as tirinhas publicadas no jornal La Nación em 2002 e 2003. No Brasil, já temos publicado até o volume 4.
Desculpem a qualidade da foto, mas não encontrei essas tirinhas na net, então tive que tirar foto do celular. Minha edição é em espanhol, mas há livros traduzidos disponíveis nas livrarias.
"A veces Gutierrez sale de la ciudad y va al campo...para sentirse menos sólo"
Ás vezes Gutierrez sai da cidade e vai ao campo...para se sentir menos sozinho.
Achei fantástico! Essa tirinha traduz bem o sentimento nas grandes cidades; muitas pessoas, muita correria, muito individualismo. Estar cercado de gente não significa que não está só.
Os pinguins fazendo alusão à famosa foto dos Beatles
A Enriqueta é minha personagem favorita. Além de fofa, ela adora ler.
"El placer enorme de terminar de leer un libro para empezar otro."
O prazer enorme de terminar de ler um livro para começar outro.
Esse é um dos pequenos prazeres dos leitores, né?
-En la vida hay que ir sempre para adelante, Enriqueta...
- Por qué? Qué hay adelante?
- Más vida.
- Profundo, Fellini, profuuundo.
-Na vida, tem que sempre ir adiante, Enriqueta...
- Por quê? O que há adiante?
- Mais vida.
- Profundo, Fellini, profuuuundo.
É possível ter acesso às tirinhas do Ricardo Liniers no fotolog , no blog e vários outros sites, basta pesquisar. Se quiser adquirir o livro, vale muito a pena, eu recomendo muuuuuuiiiiiitoooo/rsrsrs.
Ficha Técnica:
Título: Macanudo
Autor: Liniers
Editora: Ediciones de La Flor
Ano: 2012
Autor: Liniers
Editora: Ediciones de La Flor
Ano: 2012
Páginas: 94
Nenhum comentário:
Postar um comentário