sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Série: The Vampire Diaries

Este é meu primeiro post sobre séries, não sei por que demorei tanto, visto que sou viciada em séries. 
Para estrear essa nova temática no blog, escolhi The Vampire Diaries, não por ser minha favorita (tenho até receio de fazer post da minha série favorita, vai dar um livro!), mas porque gosto muiiiiiito dela e porque percebo que muita gente tem preconceito sem nem conhecer! (meu marido, por exemplo)
Crepúsculo foi um divisor de águas, pois MUITA gente acha que as histórias de vampiros boas são apenas as que vem antes de Crepúsculo e a partir da série da Stephenie Meyer não há mais nada bom e interessante sobre vampiro. Meu objetivo não é criticar nem analisar Crepúsculo, mas convenhamos que a história foge muito, mas muito da tradição dos vampiros. Quando ouvi falar pela primeira vez da série The Vampire Diaries também tive preconceito pensei "Deve ser vampiro igual ao de Crepúsculo", mas um amigo me informou que a série é muito interessante, não fica só no lenga-lenga do amor proibido, isso despertou minha curiosidade. Desde o primeiro episódio não consegui parar de ver. 

Os personagens principais são: Elena Gilbert e os irmãos Salvatore, Stefan e Damon Salvatore. Eles formam o (principal) triângulo amoroso da série:


Calma! A série não se resume a triângulo amoroso e rostinhos bonitinhos (se bem que só tem gente bonita, sério, ainda não encontrei bonitinhos, só bonitões).

Elena Gilbert é uma estudante bem sucedida que vive na pacata Mistic Falls. Ela é popular, bonita, cheerleader, namorou Matt, um jogador popular também, que ainda se ressentia pelo fato de ela ter rompido. A vida de Elena começa a mudar depois que sofreu um acidente de carro com os pais, o que resultou a morte deles. Sua tia Jenna passou a cuidar dela e de seu rebelde irmão Jeremy.

Para mudar de vez a vida de Elena, chega à cidade um rapaz lindo e misterioso, Stefan Salvatore. Sem delongas, os dois se apaixonam e começam um relacionamento. Stefan é um vampiro, mas isso não foi um impedimento para Elena. Para acabar com a paz, posteriormente chega Damon Salvatore, irmão mais velho de Stefan. Os dois irmãos não se bicam de jeito nenhum, por diversas razões, uma delas foi um triângulo amoroso mal sucedido há muitos anos. Os dois, quando ainda eram humanos, apaixonaram-se pela vampira Katherine Petrova, que os transformou em vampiros. Bom, não é à toa que Stefan vai para Mystic Falls, na verdade ele estava regressando ao lar, onde já morara. Também não foi à toa que se apaixonou por Elena Gilbert, ela era uma cópia fiel (Doppelgänger) de Katherine, seu antigo amor. Mas as semelhanças se limitavam ao físico, pois Elena era boa e Katherine muito má.


              Katherine Petrova (1864)                                         Elena Gilbert (2009)



Já Damon voltou para atazanar a vida do seu irmão e para libertar Katherine de uma tumba. Em 1864 ela foi presa pela população numa tumba em Mistic Falls, juntamente com outros vampiros. Damon ainda tinha esperanças que ela retribuiria seu amor. Bom, a primeira temporada é praticamente briga entre os irmãos, Damon investigando como libertaria Katherine, Damon botando o terror na cidadezinha; matando, transformando pessoas em vampiros. Eu não vou resumir as 4 temporadas, porque o intuito não é contar spoilers, mas apresentar uma série que acho bacana e, quem sabe, instigá-los a assisti-la. Falei pouco, em linhas bem gerais sobre o tema da série, acho mais válido apresentar os pontos positivos e negativos.

Pontos positivos, o que considero legal na série:

Realidade/Tradição vampiresca: 

- Em TVD, os vampiros não são criaturinhas íntegras e puras. Até os bonzinhos (Stefan Salvatore) tem sua fase dark. Quando o vampiro opta por abandonar sua humanidade, ele perde todos os sentimentos, não poupa nem as pessoas que gosta(va). A humanidade pode voltar, mas não é nada fácil.

- Sabe aquela tradição que o vampiro só pode entrar se for convidado pelo dono da casa? Então, na série é assim. Se não for convidado, há uma espécie de bloqueio na porta.

- Se o vampiro se expor ao sol, ele se queima, literalmente! Se não sair logo do sol, morre. Para andar tranquilamente durante o dia, os vampiros usam anéis ou outras jóias enfeitiçados.

- A transformação para vampiro não é nada simples. Primeiro o humano bebe sangue de vampiro (voluntariamente ou involuntariamente), depois é preciso que ele morra. Logo em seguida ele acorda, mas ainda não é vampiro, ele pode escolher: se quiser completar a transformação e se tornar um vampiro, deve beber sangue humano. Senão, deve abster-se de sangue e consequentemente morre.

- Os vampiros podem compelir os humanos, obrigá-los a fazer qualquer coisa, basta ordenar olhando nos olhos. A única coisa que impede a compulsão é se o humano estiver com verbena, uma planta nociva ao vampiro.

Outras espécies

- Não há só vampiros; há bruxas, lobisomens, híbridos (lobisomem e vampiro).

- Em Crepúsculo, Jacob se transforma num piscar de olho, dá um pulo e vira lobo no ar. Mas em TVD é feio, muito feio. A gente sofre junto. A transformação de homem para lobisomen ocorre em toda lua cheia e é mostrada com riqueza de detalhes. E saia da frente! O lobo não poupa nem a mãe se estiver na frente dele.

Família Original

Achei muito bacana a ideia da família original, ou seja, a primeira linhagem de vampiros. A família original é composta por membros que nós amamos e odiamos; todos lindos, orgulhosos e muito finos. Há um episódio, sensacional, no qual é explicada a origem dos vampiros, achei bem construída a história.

Muito Sangue e Cabeças rolando

Estamos falando de vampiros, né? Então tem que ter sangue! Não é nada bonito um ataque de vampiro (não, não só muda a cor dos olhos), o semblante muda completamente e ele faz um bom estrago no pescoço. Também tem muitas cabeças rolando e corações arrancados.

Anti-heróis

Eu adoro anti-heróis, acho-os bem mais interessantes e complexos que os heróis. Aqui temos pelo menos três; Damon Salvatore, Klaus, Rebekah.

Damon Salvatore

Para as meninas, Damon é um ponto alto da série. Muito lindo, muito sarcástico, muito bad! É o anti-herói. Enquanto Stefan pode ser descrito como herói, bonzinho, justo e não prejudica ninguém nem mesmo para alcançar um fim, a Damon caberia a frase "o fim justifica os meios", ou seja, para alcançar um objetivo ele não se importa quem vai matar ou prejudicar, é bastante impulsivo. No comecinho da série, eu tinha um pouco de raiva dele, mas na medida em que vamos conhecendo mais a história dos irmãos, não tem como não entender o Damon e gostar muito dele, principalmente depois das mudanças de personalidade.


Trilha Sonora:

Não há dúvida que a trilha sonora de TVD é muito boa!

Florence + The Machine - Never Let me go




Talking Heads - Psycho Killer



Jason Walker - Echo




e outras...

Há muita história:

- Cada temporada traz um tema e histórias interessantíssimas. Sempre tem algo novo. Não fica só no romancinho, nada disso. Para mim, a exceção foi a 4ª temporada, achei meio enfadonha, um enredo não muito interessante, só melhorou nos últimos episódios.

O que há de negativo:

Não preciso nem falar que esses comentários são bem subjetivos, né? É o que eu acho sobre a série, o que alguns amigos que assistem também acham. 

Protagonista não muito querida e vilã adorada:

Muita gente compara Elena Gilbert à Bella Stewart, eu acho que não tem nada a ver! Sim, muitas vezes Elena é chata, é dramática, é o centro das atenções, mas eu não a acho sem sal como a Bella Stewart, a Bella insuportável! Alguns amigos acham a Elena insuportável e adoraaaam a Katherine Petrova. Eu não gosto da Katherine, ela é cínica, é traíra e muito egoísta. Mas a maioria prefere a Katherine, vai entender!

Amigos que só se lascam:

A amizade é uma das coisas mais lindas da série. Um amigo se arriscando pelo outro. Mas o "outro" é sempre Elena. TODO mundo se dá mal em algum momento por causa da Elena, para salvar a Elena. Elena isso. Elena aquilo. bla bla bla. Acho que por isso as pessoas tem tanta raiva da Elena. SPOILER: Bonnie, melhor amiga da Elena, perdeu a avó, a mãe virou vampira, ela se arriscou muito só para ajudar a Elena. Matt está sempre em apuros também, ele é peteca de vampiros por causa da amiga Elena.

Não se apegue aos personagens:

Assim como em Game of Thrones, não devemos ter apego aos personagens, pois muitos personagens SUPER queridos tiveram fim trágico.



Como eu disse, não é minha favorita, mas faço questão de acompanhá-la porque é uma série muito bem feita, com brilhantes atuações (principalmente a Nina Dobrev, que faz a Elena e a Katherine). Há também a série de livros que originou a série da TV. Eu ainda não li, e nem tenho muita vontade, mas quem já leu diz que tem muitas diferenças entre os livros e a série.


No Submarino, esse box quase sempre está em promoção, contendo a trilogia, não sei quantos livros são ao todo, mas o preço está ótimo (30 reais), lembrando que é edição econômica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts